Destaques



Os 10 melhores filmes da década






Led Zeppelin 2 - review

sábado, 2 de janeiro de 2010

Top 10 da década (Mau)

Estamos findando mais uma década, e em 10 anos muita coisa foi produzida no mundo cinematográfico, com certeza tivemos a oportunidade de apreciar obras primas mas também tivemos a infelicidade de presenciar verdadeiros fiascos, mas o que importa são os melhores longas lançados, então vai ai a lista dos 10 melhores filmes de 2000 a 2009!


1- Sangue Negro (2007)


Brilhantemente dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson , o filme se tornou obrigatório para todo cinéfilo, conta a história de Daniel Plainview um magnata do petróleo que se vê cada vez mais afundado na ganância pelo sucesso e dinheiro. Foi indicado ao Oscar de : Melhor filme, direção, ator ( Daniel Day-Lewis), roteiro adaptado, montagem fotografia direção de arte e edição de som.


2- Dogville (2003)


Com um roteiro arrasador e totalmente despido de cenários, Dogville não é um filme fácil de ser assistido , mas basta apenas 10 minutos de projeção para você entrar na onda de Lars Von Trier (que aqui roteiriza e dirigi essa obra prima) e acompanhar a estadia de Grace (Nicole Kidman) na supostamente pacata e amável cidade chamada Dogville.


3- Réquiem Para um Sonho (2000)


Um filme sobre o desespero e que te leva a pensar até onde você iria pelo seu sonho...

Darren Aronofsky roteiriza e dirigi essa obra fantástica, que conta com um ótimo roteiro, montagem e trilha sonora, sem falar na estarrecedora atuação de Ellen Burstyn.

Recebeu uma indicação ao Oscar na categoria melhor atriz.


4- O Escafandro e a Borboleta (2007)


Talvez a melhor direção da década! Julian Schnabel traz para o cinema a história verídica de Jean-Dominique Bauby , editor da revista Elle que aos 43 anos sofre um derrame cerebral e como consequência adquire uma paralisia rara, onde movimenta-se somente o olho esquerdo.

Indicado ao Oscar de melhor direção , roteiro adaptado, montagem e fotografia.


5 - As Horas (2002)


Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman estrelam este filme dirigido por Stephen Daldry que conta a história de três mulheres, que viveram em épocas diferentes , mas tem muito em comum. Segundo filme do diretor Stephen Daldry ( de Billy Elliot). Recebeu 9 indicações ao oscar 2003, incluindo melhor filme.


6- Cidade de Deus (2002)


Não há como negar que este é um dos melhores exemplares do cinema brasileiro em anos.

Fernando Meirelles dirige o longa que conta a história de Buscapé ( Alexandre Rodrigues) e sua turbulenta vida na favela Cidade de Deus considerada uma das mais violentas favelas cariocas.

Com uma mega publicidade nos E.U.A graças a Weistem Company o filme foi sucesso de crítica e público , abocanhando 4 indicações ao Oscar 2004 nas categorias : melhor direção, fotografia, roteiro e montagem.


7 - O Senhor dos Anéis - A Socieadade do Anel (2001)


Peter Jackson materializou todo universo criado por J.R.R Tolkien com perfeição e realismo, uma das maiores produções desta década, fielmente adaptada.

Um elenco fantástico , grandes efeitos especiais, fotografia, direção de arte e figurino fazem deste longa um marco na história do cinema que deu início a uma trilogia nunca vista antes desde Star Wars.

Recebeu 9 indicações ao Oscar.


8- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)


Existe um roteirista mais maluco que Charlie Kaffman? Sem dúvida ele é um dos mais promissores desta década , vide Quero ser Jonh Malckvich e Adaptação, por exemplo.

Michel Gondry dirige este originalíssimo roteiro onde Clementine (Kate Winslet) depois de romper o namoro com Joel ( Jim Carrey - em uma de suas melhores performances) decide fazer parte de um experimento que consiste em apagar de sua memória todos os momentos vividos com ele, é quando Joel em estado de depressão fica sabendo o que sua ex-namorada fez e decide fazer o mesmo mas no meio do processo ele se arrepende.

Indicado ao Oscar de : melhor atriz e melhor roteiro original.


9 - Casa de Areia e Névoa (2003)





O diretor Vadim Perelman traz para as telas a história de Kathy (Connelly) que perde sua casa devido a um erro do governo , e Amir Beharani (Kinsgley) um imigrante iraniano que compra a casa de Kathy, estes dois então lutarão até as últimas consequências para obterem aquilo que consideram ser seus por direito. O longa conta com atuações soberbas do elenco principal e da coadjuvante Shohreh Aghdashloo e uma excelente fotografia de Roger Deakins.

Indicado ao Oscar 2004 nas categorias: melhor ator e atriz coadjuvante.


10 - A Vida dos Outros (2006)


Este longa alemão foi indicado ao Oscar 2007 na categoria Melhor filme estrangeiro, foi escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e nos conta a história Gerd Wiesler ( excelentemente interpretado pelo falecido Ulrich Muhe) , funcionário do governo a espionar a vida de um famoso dramaturgo que supostamente tem algo a esconder. Ocupa a décima e última posição.

3 comentários:

André Martins disse...

Ótima lista! Não assisti três dos filmes escolhidos por vocês, por isso não entrariam na minha lista (o que, obviamente, não quer dizer que não sejam merecedores. Não entram por um motivo simples e já dito). Colocaria Na Natureza Selvagem e Onde os Fracos não tem Vez e, talvez, Desejo e Reparação ou Kill Bill ou O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Flw

Felipe C. disse...

Gostei bastante da lista, só não vi "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" e "A Vida dos Outros". Fiquei muito feliz por ver "Réquiem para um Sonho" na lista (é disparado meu filme favorito) e também acho soberba a direção de "O Escafandro e a Borboleta". Daniel Day Lewis também entrega a atuação da década. Apesar de não ter visto "O Retorno do Rei" continuo achando que "A Sociedade do Anel" vai ser o meu preferido. A lista tá ótima!!

Ewerton lol Rodrigues disse...

A lista ta ótimo mesmo.. Mau mandou bem! :D
O único que não vi (por inteiro) foi Dogville, mas até onde vi achei fodão!

Postar um comentário