Destaques



Os 10 melhores filmes da década






Led Zeppelin 2 - review

domingo, 24 de janeiro de 2010

SAG Awards

Mais um post sobre premiações,porque ontem aconteceu o Screen Actors Guild,ou SAG,que sagrou Inglourious Basterds em Melhor Elenco(leia-se Melhor Filme).Em cinema,nenhuma surpresa,já que Waltz e Mo'nique estão com o Oscar na mão;Jeff Bridges e Sandra Bullock apenas garantiram seu favoritismo e a vitória de Basterds fortaleceu o filme na disputa pelo Oscar,que por enquanto está entre ele,Avatar e The Hurt Locker.

Não acompanho muitas séries,mas gostei de vitória do Michael C. Hall por Dexter.É a única coisa que posso comentar também =P.

Lista dos vencedores

CINEMA


Melhor Elenco: Inglourious Basterds
Melhor Ator: Jeff Bridges (Crazy Heart)
Melhor Atriz: Sandra Bullock (The Blind Side)
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Inglourious Basterds)
Melhor Atriz Coadjuvante: Mo'nique (Precious)
Melhor Elenco de Dublês: Star Trek

TV

Melhor Elenco (Drama): Mad Men
Melhor Elenco (Comédia): Glee
Melhor Ator (Drama): Michael C. Hall (Dexter)
Melhor Atriz (Drama): Julianna Margulies (The Good Wife)
Melhor Ator (Comédia): Alec Baldwin (30 Rock)
Melhor Atriz (Comédia): Tina Fey (30 Rock)
Melhor Ator em Minissérie ou Filme feito para TV: Kevin Bacon (Taking Chance)
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme feito para TV: Drew Barrymore (Grey Gardens)
Melhor Elenco de Dublês: 24

Continue Lendo…

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Caixa



Há quem diga que A Caixa iria dizer se Richard Kelly é um bom diretor ou não.Seu primeiro filme,Donnie Darko,foi um sucesso de crítica e virou um cult dessa década.Já o segundo,Southland Tales,foi exatamente o contrário do primeiro.Pra se ter uma idéia,o filme tem 36% no Rotten Tomatoes,enquanto Donnie Darko tem 84%.Não vi Southland,mas o que vejo muito são pessoas falando da pretensão de Kelly,principalmente no roteiro de seus filmes.Coisa que cai muito bem nesse A Caixa e que se depender desse filme,Kelly já pode ser considerado um diretor "ruim".


A Caixa conta a história de um casal,endividado,que recebe uma proposta de um misterioso homem.Ao apertar um botão em uma caixa,os dois automaticamente ganham um milhão de dólares,mas uma pessoa que eles não conhecem morrerá.É uma ótima sinopse,da onde dava pra sair um ótimo filme disso,mas como disse,a pretensão de Kelly,como se ele quisesse ser um novo Lynch estraga tudo.O que podia virar um suspense retratando a moralidade,etc,quase que vira uma ficção cientifica,misturando extraterrestres,Nasa,Marte,vida após a morte e um monte de bizarrices.O roteiro parece tentar jogar cenas sem sentido a toda hora,onde tudo poderia ser descartado,por exemplo,na cena onde[SPOILER]o personagem do James Marsden está num carro e o cara que não lembro o nome está dirigindo,e ele simplesmente conta o final do filme.Entendi perfeitamente a questão de que os extraterrestres meio que estariam testando a moralidade dos humanos,mas me perguntava: pra quê tudo isso?Parecia que Kelly não tinha como conduzir o filme de um modo interessante,a não ser colocando todas essas bizarrices,que ao contrário dos filmes de Lynch,por exemplo,servem na construção dos seus personagens ao longo do filme.

Pra não dizer que o filme é uma bosta total,se por um lado o diretor errou em como conduzir o filme,por outro lado eu sentia um feeling Hitchock no começo do filme,com o casal recebendo a caixa,até o personagem do Langella chegar.Falando em Langella,não achei o elenco ruim,mas pra mim a Diaz certamente não serve pra fazer papéis desse tipo,e torço para que o Marsden consiga um papel bom de verdade,já que o Ciclope em todos os X-Men era apenas mero coadjuvante.Não sei o que falar do Langella porque ele passa o filme todo com a mesma cara .Outro ponto que gostei foi a trilha sonora,mas acaba por aí.The Box era um filme que poderia ser ótimo,mas que devido ao ego do diretor,virou um longa sem sentido.

Nota: 5,0

Continue Lendo…

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Globo de Ouro 2010 - Comentários

Esse post tá meio tarde,mas o que vale é a tentativa.Então,domingo aconteceu o Globo de Ouro,que sagrou Avatar como vencedor na categoria de Melhor Filme (Drama),e Se Beber,Não Case,na de Melhor Filme (Comédia/Musical).

Não vou comentar tudo porque em algumas categorias só vi um dos indicados,outras são insignificantes,e o sono tá batendo.E a parte de animação tá embaixo desse post :)



MELHOR FILME(DRAMA)




Indicados >>> Avatar*, The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Precious, Up In The Air


Essa temporada de prêmios tá muito parecida com a de 97,ao qual Los Angeles - Cidade Proibida ganhava todos os prêmios da critica,assim como The Hurt Locker,mas foi Titanic que se sagrou campeão do Oscar,e acho que um dos prêmios importantes ganho pelo filme foi o Globo de Ouro.Não sei se com Avatar vai aconteçer a mesma coisa,vou esperar o PGA pra me pronunciar,mas o filme ganhou mais força com essa premiação.Torcia por qualquer um dos 3 que vi(Avatar,The Hurt Locker e Basterds),mas preferia que o filme da Bigelow se sagrasse campeão.Algumas pessoas depois da derrota do filme começaram a mudar rapidamente suas apostas para Avatar,mas além de The Hurt Locker já estar com a mão no prêmio de direção,o filme tem ainda grandes chances de ganhar o SAG de melhor elenco(não por causa do elenco em si,mas igual ano passado,quando elegeram o melhor filme ao invés das atuações).


MELHOR DIREÇÃO



Indicados >>> Kathryn Bigelow (The Hurt Locker), James Cameron (Avatar)*, Quentin Tarantino (Inglourious Basterds), Clint Eastwood (Invictus), Jason Reitman (Up In The Air)


Esse foi o maior momento wtf da noite.Bigelow ganhou até agora todo tipo de prêmio que pode existir pra chegar no GG e perder.Apesar da derrota,ninguém tira de mim que ela ainda ganha o Oscar,é só esperar pelo DGA.Cameron tem uma ótima direção,mas preferia a de Bigelow,mesmo assim o melhor não ganhou,que foi Tarantino.



MELHOR FILME (COMÉDIA/MUSICAL)



Indicados >>> The Hangover*, 500 Days of Summer, Julie & Julia, It's Complicated, Nine

Com a derrota desse prêmio,Nine se confirmou como o maior fail do ano,e não duvido que o filme seja merecedor desse fato.Preferia 500 Days of Summer,mas The Hangover pra mim é a melhor comédia desde O Virgem de 40 Anos.E Apesar da derrota,ainda acredito que o filme de Marc Webb chegue em melhor filme no Oscar.


MELHOR ATOR (DRAMA)



Indicados >>> George Clooney (Up In The Air), Colin Firth (A Single Man), Jeff Bridges (Crazy Heart)*, Morgan Freeman (Invictus), Tobey Maguire (Brothers)

Minha aposta era Clooney,já que o GG adora premiar estrelas,mas como é foda ver um cara como Bridges sendo aplaudido de pé por todos na hora que recebeu o prêmio.É esperar pelo SAG,mas acredito que ele ganhe o Oscar.


MELHOR ATRIZ (DRAMA)



Indicadas >>> Carey Mulligan (An Education), Sandra Bullock (The Blind Side)*, Emily Blunt (The Young Victoria), Gabourey Sidibe (Precious), Helen Mirren (The Last Station)

Sandra Bullock sucks = fato.Mas que ela é a favorita ao Oscar junto com Streep,isso é.Se ganhar o SAG,mais ainda.Essa coisa pelo 3º Oscar da Meryl enche o saco,tanto que Mulligan era minha aposta constante,mas acho que as chances dela diminuiram muito,apesar do Bafta ser praticamente dela.


MELHOR ATOR COADJUVANTE



Indicados >>> Matt Damon (Invictus), Woody Harrelson (The Messenger), Stanley Tucci (The Lovely Bones), Christopher Plummer (The Last Station), Christoph Waltz (Inglourious Basterds)*

Nem sei porque to comentando essa categoria,porque é uma das mais facéis dos últimos,igual como ano passado foi pra Heath Ledger.Waltz além de ter realmente uma das melhores atuações do ano,vem ganhando todos os prêmios.Pro Oscar é só um passo.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE



Indicadas >>> Mo'nique (Precious)*, Anna Kendrick (Up In The Air), Vera Farmiga (Up In The Air), Julianne Moore (A Single Man), Penelope Cruz (Nine)

Outra que não sei porque comento,já é da Mo'nique e pronto.


MELHOR ROTEIRO



Indicados >>> The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Up In The Air*, District 9, It's Complicated

Acho que ninguém tira o Oscar de roteiro adaptado de Up In The Air.Mas acho que o filme vai ter que se contentar apenas com isso.A lembrança de Distrito 9 na categoria foi muito bem lembrada,ótimo roteiro.

Continue Lendo…

Globo de Ouro 2010 - Melhor Animação



No último domingo, 17/01, foi realizada a cerimônia do Globo de Ouro deste ano. Com algumas surpresas inesperadas, no ramo do cinema os grandes vencedores foram os filmes Avatar, Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor e Se Beber, Não Case, Melhor Filme Comédia / Musical. UP - Altas Aventuras, a animação da Disney/Pixar de 2009 venceu nas categorias Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora.

Os indicados a Melhor Animação eram:

- Coraline e o Mundo Secreto
- Tá Chovendo Hamburguer
- UP - Altas Aventuras
- A Princesa e o Sapo
- O Fantástico Sr. Raposo



Não foi nenhuma surpresa a vitória de UP. O filme, como de costume, estava sendo bastante elogiado e eleito diversas vezes como um dos melhores de 2009. Minha torcida estava sendo para A Princesa e o Sapo, que infelizmente, junto com Tá Chovendo Hamburguer tinha menos chances de levar o prêmio.  

UP possui ainda grandes chances de vencer o Oscar, podendo perder apenas para a animação stop-motion O Fantastico Sr. Raposo, também bastante elogiada pela crítica. Vale a pena lembrar que esse ano, com 10 indicados na categoria de Melhor Filme no Oscar, a Melhor Animação de 2009 segundo o Globo de Ouro é um dos mais cotados para tal.

Continue Lendo…

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Imagem de Rapunzel Revelada



O ano mal começou e já existem grandes promessas no universo do cinema. No campo da animação, uma delas é o longa-metragem Disney, Rapunzel. Depois do retorno aos contos clássicos com A Princesa e o Sapo no ano passado, a empresa aposta esse ano na história da princesa de 70 metros de cabelos loiros, presa por sua madrasta numa grande torre sem portas, apenas uma janela.

 
Clique Para Ampliar

Recentemente foi divulgada uma belíssima imagem (acima) do filme onde podemos conferir a protagonista-título e um provável par romântico da mesma. Nela também é possível perceber a beleza das cores, o visual diferenciado das demais animações computadorizadas e a riqueza de detalhes do cenário e figurino. A previsão de esteia nos EUA é dia 24 de Novembro de 2010, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil. Abaixo, cinco imagens (clique para ampliar) das artes conceituais.




Informações coletadas no Planeta Disney.

Continue Lendo…

domingo, 3 de janeiro de 2010

As 10 melhores performaces masculinas da década

E estou eu aqui fazendo mais uma lista dos melhores da década passada. Não tem jeito muita gente boa ficou de fora , mas como são só 10 melhores performances masculinas, aí estão as que mais me impressionaram.



1- Daniel Day-Lewis em Sangue Negro (2007)







Esse ator é fora de série, não tem uma filmografia extensa, demora filmar uma película , mas quando pega uma personagem pra interpretar... sai de baixo, ele se entrega aos papéis de uma maneira fantástica, e aqui em Sangue Negro ele obtém na minha opinião a performance da sua carreira, do ano de 2007 e da década.



2- Philiph Seymour Hoffman em Capote (2005)




Sempre em papéis coadjuvantes , Seymour Hoffman se mostrava um ator talentoso, neste filme como protagonista ele interpreta Truman Capote de forma soberba e que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 2006. Sem dúvida uma dos grandes atores desta nova geração.



3- Javier Bardem em Mar adentro (2004)




O ator espanhol Javier Bardem interpreta aqui Ramon Sampedro que na vida real lutou para por um fim em sua vida , uma vez que ficou tetraplégico devido a um acidente, Ramon lutava pelo direito a eutanásia. Barden está excelente aqui , e foi esnobado no Oscar 2005.


4- Bruno Ganz em A queda (2004)




Bruno Ganz dá vida a Adolph Hitler numa performance fria e densa, simplesmente extraordinária , e ele entra nas lista de mais um esnobado pela Academia.

5- Ben Kinsgley em Casa de areia e névoa (2004)



Kinsgley é um ator fantástico , e aqui ele interpreta um imigrante Iraniano que luta pelo direito de seu imovél nos EUA. Uma atuação forte que recebeu a indicação ao Oscar 2005.


6- Daniel Day-Lewis em Gangues de NY (2001)


Day-Lewis dispensa comentários neste filme meia boca de Scorcese ele é quem brilha e entrega mais uma performance marcante!

7- Jack Nicholson em About Schidmit (2002)


Já sessentão , Nicholson nos entrega talvez a melhor performance de usa carreira, é diferente de tudo que já fez. Recebeu uma indicação ao Oscar em 2003!




8 - Mathieu Amalric em O escafandro e a borboleta (2007)


Uma atuação perfeita , muito rica em detalhes , Amalric detona meio mundo interpretando o ex editor da revista Elle Jean Dominique- Baubi , que sofreu uma acidente vascular cerebralaos 43 anos e ficou totalmente imóvel com exceção do seu olho esquerdo! Julian Schnabel dirige Amalric e todo o elenco impecávelmente .



9- Sean Penn em I am Sam (2001)


Penn é um dos melhores atores de sua geração ao lado de Day-Lewis, e neste filme ele entrega uma performance inspiradora e tocante, a dedicação de Sean ao papel é impressionate! Foi indicado ao Oscar por este filme.


10- Sean Penn em Milk (2008)


O filme não é lá estas coisas , mas a atuação de Sean Penn como Harvey Milk é impressionante , ele se transforma no político gay de uma maneira incrível, mais que merecido o seu Oscar por este filme.


E que venha atuações melhores ou tão boas quanto essas nesta década! Até 2020, hehehehe !































Continue Lendo…

sábado, 2 de janeiro de 2010

Top 10 da década (Mau)

Estamos findando mais uma década, e em 10 anos muita coisa foi produzida no mundo cinematográfico, com certeza tivemos a oportunidade de apreciar obras primas mas também tivemos a infelicidade de presenciar verdadeiros fiascos, mas o que importa são os melhores longas lançados, então vai ai a lista dos 10 melhores filmes de 2000 a 2009!


1- Sangue Negro (2007)


Brilhantemente dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson , o filme se tornou obrigatório para todo cinéfilo, conta a história de Daniel Plainview um magnata do petróleo que se vê cada vez mais afundado na ganância pelo sucesso e dinheiro. Foi indicado ao Oscar de : Melhor filme, direção, ator ( Daniel Day-Lewis), roteiro adaptado, montagem fotografia direção de arte e edição de som.


2- Dogville (2003)


Com um roteiro arrasador e totalmente despido de cenários, Dogville não é um filme fácil de ser assistido , mas basta apenas 10 minutos de projeção para você entrar na onda de Lars Von Trier (que aqui roteiriza e dirigi essa obra prima) e acompanhar a estadia de Grace (Nicole Kidman) na supostamente pacata e amável cidade chamada Dogville.


3- Réquiem Para um Sonho (2000)


Um filme sobre o desespero e que te leva a pensar até onde você iria pelo seu sonho...

Darren Aronofsky roteiriza e dirigi essa obra fantástica, que conta com um ótimo roteiro, montagem e trilha sonora, sem falar na estarrecedora atuação de Ellen Burstyn.

Recebeu uma indicação ao Oscar na categoria melhor atriz.


4- O Escafandro e a Borboleta (2007)


Talvez a melhor direção da década! Julian Schnabel traz para o cinema a história verídica de Jean-Dominique Bauby , editor da revista Elle que aos 43 anos sofre um derrame cerebral e como consequência adquire uma paralisia rara, onde movimenta-se somente o olho esquerdo.

Indicado ao Oscar de melhor direção , roteiro adaptado, montagem e fotografia.


5 - As Horas (2002)


Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman estrelam este filme dirigido por Stephen Daldry que conta a história de três mulheres, que viveram em épocas diferentes , mas tem muito em comum. Segundo filme do diretor Stephen Daldry ( de Billy Elliot). Recebeu 9 indicações ao oscar 2003, incluindo melhor filme.


6- Cidade de Deus (2002)


Não há como negar que este é um dos melhores exemplares do cinema brasileiro em anos.

Fernando Meirelles dirige o longa que conta a história de Buscapé ( Alexandre Rodrigues) e sua turbulenta vida na favela Cidade de Deus considerada uma das mais violentas favelas cariocas.

Com uma mega publicidade nos E.U.A graças a Weistem Company o filme foi sucesso de crítica e público , abocanhando 4 indicações ao Oscar 2004 nas categorias : melhor direção, fotografia, roteiro e montagem.


7 - O Senhor dos Anéis - A Socieadade do Anel (2001)


Peter Jackson materializou todo universo criado por J.R.R Tolkien com perfeição e realismo, uma das maiores produções desta década, fielmente adaptada.

Um elenco fantástico , grandes efeitos especiais, fotografia, direção de arte e figurino fazem deste longa um marco na história do cinema que deu início a uma trilogia nunca vista antes desde Star Wars.

Recebeu 9 indicações ao Oscar.


8- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)


Existe um roteirista mais maluco que Charlie Kaffman? Sem dúvida ele é um dos mais promissores desta década , vide Quero ser Jonh Malckvich e Adaptação, por exemplo.

Michel Gondry dirige este originalíssimo roteiro onde Clementine (Kate Winslet) depois de romper o namoro com Joel ( Jim Carrey - em uma de suas melhores performances) decide fazer parte de um experimento que consiste em apagar de sua memória todos os momentos vividos com ele, é quando Joel em estado de depressão fica sabendo o que sua ex-namorada fez e decide fazer o mesmo mas no meio do processo ele se arrepende.

Indicado ao Oscar de : melhor atriz e melhor roteiro original.


9 - Casa de Areia e Névoa (2003)





O diretor Vadim Perelman traz para as telas a história de Kathy (Connelly) que perde sua casa devido a um erro do governo , e Amir Beharani (Kinsgley) um imigrante iraniano que compra a casa de Kathy, estes dois então lutarão até as últimas consequências para obterem aquilo que consideram ser seus por direito. O longa conta com atuações soberbas do elenco principal e da coadjuvante Shohreh Aghdashloo e uma excelente fotografia de Roger Deakins.

Indicado ao Oscar 2004 nas categorias: melhor ator e atriz coadjuvante.


10 - A Vida dos Outros (2006)


Este longa alemão foi indicado ao Oscar 2007 na categoria Melhor filme estrangeiro, foi escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e nos conta a história Gerd Wiesler ( excelentemente interpretado pelo falecido Ulrich Muhe) , funcionário do governo a espionar a vida de um famoso dramaturgo que supostamente tem algo a esconder. Ocupa a décima e última posição.

Continue Lendo…